Página em formação.
Em homenagem ao meu avô Pinho que chamava o goleiro de Guardião.
Pode parecer estranho, mas a palavra guardião tem dois plurais. Está correto usar tanto guardiães quanto guardiões, por mais que a primeira versão pareça estranha. Todos os principais dicionários da língua portuguesa trazem está definição.
![]() |
José Stillitano
|
José Stillitano
Primeiro Goleiro do Palestra Italia
Nasceu em Sorocaba, São Paulo em 16 de setembro de 1897.
Foi goleiro do C. A. Paulistano, clube no qual viria a conquistar o título Paulista de 1916. Emprestado em 1915 pelo o Paulistano, jogou somente duas partidas com a camisa do Palestra Italia.
Com a mesma paixão que tinha pelo futebol dedicou-se à medicina.
Stillitano formou-se pela Faculdade de Medicina da USP e foi diretor da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba por quase 50 anos.
Em 24 de janeiro de 1915, na cidade de Sorocaba, no sub-distrito de Votorantim, participou da partida número um do Palestra Italia vs. S. C. Savóia, venceu por 2 a 0 e conquistou a Taça Savóia. O Palestra Italia jogou com: Stillitano. Bonato e Fúlvio. Police, Bianco e Valle. Cavinato, Américo, Alegretti, Amílcar e Ferré.
Primo Zanotta
jogou de 1919 a 1927 e fez 164 jogos
Primo é tido como o primeiro grande goleiro da história do Palestra Italia.
Nascido na Itália, ainda pequeno chegou ao Brasil. Alto, de bom porte físico e teve a sua excelente 'saída' de gol como a sua principal característica. Transformou-se num dos melhores jogadores em sua posição do país.
Conseguiu a naturalização brasileira e assim pode defender a Seleção no Sul-Americano de 1919. Sagrou-se campeão, mesmo não atuando nenhuma partida. O titular da posição era Mendonça do Fluminense.
No Palestra Italia, Primo foi o goleiro de importantes conquistas em seus nove anos de carreira. Seu amor pelo clube era tão grande que não atuou por mais nenhuma agremiação.
Equipe campeã Paulista 1920:
Primo. Bianco e Oscar. Bertolini, Picagli e Severino.
Forte, Ministro, Heitor, Federici e Martinelli.
Títulos pelo Palestra:
Campeão Paulista de 1920, 1926 invicto e 1927
Campeão Paulista Extra 1926
Fantástica idéia, sobre tudo pelo homenageado que a inspirou.
ResponderExcluirTive o previlégio de jogar com ele. Foi um ponta artilheiro.Como tal, desdenhava os goleiros, porém respeitava os "Guardiões".
Parabéns e obrigado meu caro editor em homenagear um cara que foi "simplesmente O MEU PAI.
O CORNETA