Guardiões Campeões

Página em formação.

Em homenagem ao meu avô Pinho que chamava o goleiro de Guardião.

Pode parecer estranho, mas a palavra guardião tem dois plurais. Está correto usar tanto guardiães quanto guardiões, por mais que a primeira versão pareça estranha. Todos os principais dicionários da língua portuguesa trazem está definição.

                        José Stillitano

 José Stillitano
Primeiro Goleiro do Palestra Italia

Nasceu em Sorocaba, São Paulo  em 16 de setembro de 1897.
Foi goleiro do C. A. Paulistano, clube no qual viria a conquistar o título Paulista de 1916. Emprestado em 1915 pelo o Paulistano, jogou somente duas partidas com a camisa do Palestra Italia.

Com a mesma paixão que tinha pelo futebol dedicou-se à medicina.
Stillitano formou-se pela Faculdade de Medicina da USP e foi diretor da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba por quase 50 anos.
 
Em 24 de janeiro de 1915, na cidade de Sorocaba, no sub-distrito de Votorantim, participou da partida número um do Palestra Italia vs. S. C. Savóia, venceu por 2 a 0 e conquistou a Taça Savóia. O Palestra Italia jogou com: Stillitano. Bonato e Fúlvio. Police, Bianco e Valle. Cavinato, Américo, Alegretti, Amílcar  e Ferré.






Primo Zanotta
jogou de 1919 a 1927 e fez 164 jogos

Primo é tido como o primeiro grande goleiro da história do Palestra Italia.
Nascido na Itália, ainda pequeno chegou ao Brasil. Alto, de bom porte físico e teve a sua excelente 'saída' de gol como a sua principal característica. Transformou-se num dos melhores jogadores em sua posição do país.

Conseguiu a naturalização brasileira e assim pode defender a Seleção no Sul-Americano de 1919. Sagrou-se campeão, mesmo não atuando nenhuma partida. O titular da posição era Mendonça do Fluminense.

No Palestra Italia, Primo foi o goleiro de importantes conquistas em seus nove anos de carreira. Seu amor pelo clube era tão grande que não atuou por mais nenhuma agremiação.

Equipe campeã Paulista 1920:
Primo. Bianco e Oscar. Bertolini, Picagli e Severino.
Forte, Ministro, Heitor, Federici e Martinelli.

Títulos pelo Palestra:
Campeão Paulista de 1920, 1926 invicto e 1927
Campeão Paulista Extra 1926
                                     
















Um comentário:

  1. Fantástica idéia, sobre tudo pelo homenageado que a inspirou.
    Tive o previlégio de jogar com ele. Foi um ponta artilheiro.Como tal, desdenhava os goleiros, porém respeitava os "Guardiões".
    Parabéns e obrigado meu caro editor em homenagear um cara que foi "simplesmente O MEU PAI.

    O CORNETA

    ResponderExcluir